terça-feira, 1 de março de 2011

Moradores reclamam de praça abandonada no Campos Elíseos, em Manaus

A quantidade de lixo e mato que tomou conta da praça da rua Estolcomo, ou "pracinha" como é mais conhecida, está fazendo com que o local mais pareça um terreno baldio.

Manaus - A Praça do Campos Elíseos, no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus, inaugurada há três anos para ser uma área de lazer, virou local para brigas, vandalismo e consumo de drogas. Moradores próximos à área denunciam que a 'pracinha', localizada entre as ruas Havaí e Estocolmo, não passa por manutenção há mais de um ano.

Uma das moradoras mais antigas do bairro, a pensionista Antônia Melon, de 72 anos, tem boas lembranças do período em que foi inaugurada a praça.

"As crianças brincavam ali, mas agora o mal cheiro é muito forte. Isso faz mal pra saúde da gente" acrescentou. De acordo com ela, a grande quantidade de lixo é geralmente trazida pelos mendigos que reviram as sacolas de lixo doméstico em busca de restos de alimento.

Outro problema apontado pelos moradores é a permanência de usuários de drogas no local. Principalmente à noite, e em dias de chuva. "Eles jogam paus e pedras nas cerca elétrica para tentar quebrar" explica uma senhora que já teve sua casa invadida e preferiu não se identificar.

Os sinais de vandalismo são visíveis nos bancos quebrados e nas pichações, que agora encobrem os avisos de conservação do patrimônio público. E para quem tinha as janelas da casa voltadas para a praça, a solução foi fechá-las definitivamente, com cimento e tijolo, afim de evitar o prejuízo de ter os vidros quebrados.

Segundo o estudante Mustafa Júnior,18 anos, é comum que alunos de escolas públicas se enfrentem no local. Ele explica que da última vez, há três meses, foi necessário acionar a polícia militar para controlar o tumulto. E acrescenta que o policiamento na área é precário. De acordo com a Polícia Militar, a denúncia foi repassada para a 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), responsável por essa área.

Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) informou que a praça do Campos Elísios entrou na programação de limpeza para a próxima semana, assim como outras praças menores da cidade. Em casos semelhantes, a população pode solicitar limpeza dos espaços públicos pelo Disque-Limpeza da Semulsp - 3214-8115 ou no Fale Conosco do órgão, no semulsp.manaus.am.gov.br





Comentário: É comum ver espaços urbanos de uso público nas cidades que são abandonados, sem ter uma manutenção adequada. O abandono desses espaços gera ambientes propicios ao vandalismo e a violência tirando dos cidadãos a segurança e o acesso a ambientes de cultura, saúde, educação e lazer. Essa praça em Manaus, é um entre os vários casos em que isso acontece no Brasil. A falta de cuidados com a praça gerou um ambiente perigoso e desagrável para a população.







Nenhum comentário:

Postar um comentário