terça-feira, 19 de abril de 2011

Jantar no Escuro oferece uma experiência sensorial aos seus participantes

São Paulo é São Paulo é mundialmente reconhecida como uma capital gastronômica, por abrigar excelentes restaurantes dos mais diversos tipos de cozinhas. Além disso, a cidade é um centro cosmopolita sempre conectado com as inovações que acontecem no mundo. A união destas características gerou mais uma novidade que vem despertando a atenção dos paulistanos, o jantar no escuro!

Em um clima acolhedor e intimista, as pessoas participam de um jantar completo (entrada, prato principal e sobremesa), só que totalmente vendadas. Contudo, a experiência gastronômica é apenas um pretexto criado pelas psicólogas Elis Feldman e Maria Lyra, responsáveis pela empresa que organiza o evento, Ateliê No Escuro Gastronomia, para estimular o público a aguçar os outros sentidos.

Durante o jantar, os pratos, elaborados para serem consumido com as mãos, utilizam ingredientes que agradam ao paladar e à imaginação, com texturas e harmonizações originais que intrigam e surpreendem, desafiando os participantes a decifrá-los sem o auxílio da visão. A surpresa é o fator determinante, já que os participantes são estimulados através de interações musicais, aromáticas e literárias a experimentarem a sinestesia que o encontro proporciona.

O conceito do Jantar no Escuro foi inventado pelo alemão, Andreas Heinecke, como parte da mostra “Dialogue in the Dark”, evento itinerante que roda o mundo desde 1988. A mostra surgiu como resultado das dificuldades e discriminação que Heinecke encontrou quando trabalhava para uma TV alemã, em 1986, e teve de montar um programa de treinamento para um colega que havia perdido a visão.





Um comentário:

  1. As percepções sensoriais têm sido exploradas cada vez mais nas diversas atividades com o intuito de envolver as pessoas emocionalmente e não só superficialmente. A proposta é que o usuário viva sensações, perceba o produto ou o ambiente por meio de todos os sentidos e não só o uso da visão que oferece apenas um conceito prévio e superficial.

    ResponderExcluir