sábado, 4 de junho de 2011

Visita Técnica

Foi realizada uma visita técnica à loja Villa Vittini localizada no BH Shopping, na cidade de Belo Horizonte, onde foi feita a observação de suas instalações e funcionamento. 

A primeira loja Villa Vittini foi fundada em Belo Horizonte no ano de 1998, por Valéria Calonge Soares de Sá Nogueira, como uma boutique de calçados e artigos de luxo. A loja tem o foco em calçados e acessórios de marcas internacionais e nacionais. Em 2001, foi criada a loja masculina, a Villa Vittini Homem. Em 2008 foi inaugurada a Villa Vittini Casa. Atualmente a Villa Vittini conta com 6 lojas em Belo Horizonte.

Durante a visita  a loja do BH Shopping, não foi permitido fotografar a loja. Conversei com a gerente Beatriz Mendonça que meu deu algumas informações. 

A loja não possui área destinada a funcionários, como cozinha, banheiros e escritório. O estoque fica no segundo andar da loja. A carga e descarga de mercadorias é feita de acordo com as normas estabelecidas pela administração do shopping. Há um dia e horário destinados a essa atividade. A loja possui 8 vendedoras, todas mulheres e uma gerente. As oito vendedoras trabalham em horários alternados. Segundo a gerente, uma copa e um banheiro fazem falta aos funcionários.

A loja instalada no  BH Shopping é destinada ao público feminino. São vendidos sapatos e acessórios. O público mais frequente é composto por mulheres adultas, na faixa de 30 anos. 

Segundo a gerente todos os dias a loja da movimento, contudo, em proximidades com datas comemorativas o movimento é maior.

Durante a visita notei que a loja oferece atendimento diferenciado aos seus clientes. São oferecidos champagne e biscoitos a fim de satisfazer os clientes e proporcionar a eles um momento de prazer durante a compra dos produtos da loja.

A loja faz uso de aroma ambiente e música ambiente. O aroma é bem suave e a música bem calma, sem letra.    

Abaixo há duas fotos da fachada da loja do BH Shopping e a foto de um croqui esquemático feito durante a visita.




  

A decoração da loja é bem sofisticada. São usadas as cores branca, preta e roxa. A decoração passa um clima de sala de estar. A entrada da loja é feita por uma porta grande de madeira. Os assentos são como sofás e pufes. Os produtos estão expostos em mobiliários por toda a extensão da loja e em um armário central localizado de frente para a porta. Na vitrine são expostos poucos produtos. A iluminação é bem suave, de forma que os pontos mais fortes estão nas mobilias onde são expostos os produtos como forma de chamar atenção ao produto.

Segundo a gerente, as mulheres permanecem mais tempo na loja. Segundo ela, as mulheres gostam de pegar nos produtos, experimentar, olhar-se no espelho e se imaginar utilizando aquele produto.


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